quinta-feira, 24 de novembro de 2011

saudosos 90's

Aqui á uns dias que ando a pensar nisto, ora por conversas com amigos, ora para explicar à Jo o quão mau exemplo eu sou da escola, ora sozinho a pensar com o esquilo dentro da minha cabeça...
Que saudades que tenho dos anos 90, daquela atitude, daquela vontade de viver, de morrer, de rir e chorar, de experimentar coisas, de conhecer, de raiva contra tanta coisa, de amor..
Acho, ou melhor, lembro-me de ter acordado para a vida, ou a minha vida deu uma volta de 180º quando vim para Lisboa, não que fosse da santa terrinha, mas a vida na margem sul do Tejo é completamente diferente, e Lisboa tem tanto para se conhecer, para nos perdermos, de bom e de mau, e no meu caso foi o mau que levou a melhor durante alguns anos...
Além de ter passado a morar numa das piores zonas dos arredores de Lisboa, tinha uma raiva interna que me corroia, chumbei com 8 em 9 disciplinas no meu 1º ano de escola em Lisboa (8º ano intenda-se), passei ao lado de uma possivel carreira como futebolista, ás vezes é preciso um apoio, um empurrão, mas o apoio estava a 2000 e alguns km e o empurrão tinha novas prioridades..
Foi em 91, o album Arise da banda liderada por um sr. chamado Max Cavalera revolucionou-me, a musica era agressiva, o aspecto tambem, os cabelos longos, as botas da tropa, as calças e tshirts pretas serviam à mudança exterior, o alcool que até então desconhecia passou a ser um amigo mais intimo bem como outras substancias "menos proprias"
Serviu para começar a ser menos (ou mais) gozado na escola, serviu pelo menos para me deixarem em paz..(sim o bullying já existia, e um caixa de oculos como eu nao fugia à regra de gozo e maus tratos em geral)
Em 92 vi o meu 1 concerto, Guns n'Roses, no estadio de Alvade, na bancada, porque era uma musica muito maluca....certo... nesse palco juntaram-se 2 bandas desconhecidas que pouco tempo depois se tornaram lendas, Soundgarden, de Cris Cornell e Faith no More do magnifico Mike Patton, (este sr. é simplesmente fantástico!)...fcou prometido, Metallica no ano seguinte seria no relvado bem perto do palco, assim aconteceu, com a sorte de conhecer um segurança e entrar no snake pit a 1 mt do palco... Suicidal Tendencias com Rob Trujillo (hoje nos Metallica..quem diria) mesmo à minha frente a paixão por tocar baixo nasceu, aquela 1ª parte foi arrasadora, nunca tinha andado num mosh...Cult serviu para descançar e Metallica arrasou todas as minhas expectativas, foi memoravel... a partir dai a minha descoberta passou por diversas bandas, onde antigamente ouvia Michael Jackson, Tina Turner, Rod Stewart, Bon Jovi, algumas musicas de Scorpions, passei a procurar de tudo um pouco Slayer, Sepultura, Machine Head, Iron Maiden, Biohazard, Cannibal Corpse, Ratos de Porão, Fear Factory, Napalm Death, Pantera...são tantas as bandas que gastaria linhas e linhas e não conseguiria possivelmente enumera-las todas...
Os 90's foram uma decada em termos musicais muito boa em Portugal, foram tantos os concertos que fui, tantas as festas no velhinho e desaparecido Johnny Guitar, grande parte das vezes sozinho em sitios desde Cascais (dramatico) até Almada (incrivel Almadense), passando por Corroios, Belem, Graça, Bairro Alto, etc, conseguia-se juntando os trocos da mesada ir a quase todo o lado, coisa que hoje em dia se torna impossivel, com bilhetes o mais barato a 30€....
Conseguia-se andar nas ruas apesar da criminalidade, o respeito ainda existia, por outro lado não existiam telemoveis, internet, só tinhamos meia duzia de canais e só para aqueles com parabolica..
Sinceramente eu prefiro os anos 90, hoje em dia é tudo mais complicado, muitos valores perderam-se, alguns até soam ridiculos a algumas pessoas, nunca há tempo para nada, e existe algo chamado stress e depressão de que aparentemente todos sofremos...
(continua...)

1 comentário:

  1. anos 90, o tempo onde não ia a lado nenhum pq os meus pais não deixavam...
    bjoo

    ResponderEliminar