segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Leituras...Músicos e músicas

Bom dia a todas as lindas tartarugas que andam por aí, como é que vá essa casca hem? Hoje cheguei ao trabalho e não me apeteceu encher-me de Internet logo de manhã, peguei então no meu livrinho que ando actualmente a ler que dá pelo singelo nome de "um outro amor" ( pois já estão a pensar..foi agora tornou-se gay....) do Carlos "Pac" Nobre, e pus-me a ler mais umas páginas daquilo que este rapaz escreve...às vezes acerta numas quantas coisas...e a sensação de Dejá Vu na escrita dele não me sai da cabeça... Mas mais importante pus também umas músicas que já não ouvia à uns tempos, nomeadamente Queen..e a partir dai tive a ouvir um monte de músicas e músicos que (me) marcaram de algum modo, infelizmente todos estes que aqui assinalo já morreram, uns por acidente outros por suicídio, outros porque simplesmente deixaram de querer existir e embora fossem conhecidos de milhares de pessoas nunca deixaram de estar sozinhos no meio da multidão e morrer sozinhos.. Começo então pelo Rei...não, não é o Elvis, embora tenha sido alguém muito importante na música,
apenas gosto duma meia dúzia de músicas dele, o Rei esse será sempre a grande voz de Freddie Mercury :) a uma voz incomparável (mesmo hoje não sei porque comparam o Mica a este senhor....) a sua presença em palco era simplesmente fenomenal :DA seguir alguns senhores e senhora que, não sendo do meu "tempo" fizeram músicas imortais, sendo Janis Joplin, Jim Morrison e Jimmi Hendrix, 3 referencias incontornáveis de uma geração que viveu demasiado depressa tudo o que havia para viver e onde o "sex, drugs and rock n' roll" nunca fez tanto sentido ;) Outro senhor que fez do culto das drogas o seu modo de vida, embora de uma maneira bem mais pacifica era Bob Marley, sendo que a sua música correu mundo e ainda hoje na "sua" Jamaica continua a ser um símbolo de orgulho nacional ( 1 dia ainda irei à sua casa!!! e espero ter uma ganja para a recepção :D)Desta agora são mais 2 figuras, 1 porque marcou a rebeldia e tudo o que ia de encontro à sociedade, outro apenas porque realmente gostava muito da sua voz, Sid Vicious e Michael Huntchenson, marcaram aquilo que ainda hoje ouço :)Quase a terminar uma referência incontornável, sei que para muitos não tinha grande significado, mas quem nunca viu o videoclip do thriller e tapou os olhos das 1ªs vezes???
Apesar de tudo que se falou e continuará a falar para a música ele foi alguém bastante importante, e eu gosto de me lembrar do Michael Jackson ainda com nariz e cor (sim porque agora ele já não era branco...era mesmo descolorado!!)

Por fim, mas talvez os mais importantes, uma vez que são da minha geração, porque influenciaram a música que gosto de tocar, porque "partiram" estupidamente e demasiado cedo, porque as letras e sons deles me tocavam ( e ainda tocam) profundamente e em alguns casos porque as parecenças físicas (aparentes) para algumas pessoas e psicológicas com estes elementos me hão-de ligar a eles para sempre :)
Kurt Cobain foi um ícone de uma geração (tive o privilégio de estar no único concerto de Nirvana em Portugal e estar bem perto do palco), Layne Stanley escreveu e interpretou das letras mais espectaculares que tive oportunidade de ouvir (infelizmente quando Alice in Chains vieram a Portugal Stanley já não era vivo, no entanto não deixei de me arrepiar com as suas músicas...) e finalmente "Dimebag" Darrel, para mim simplesmente o Melhor guitarrista de sempre, os seus riffs brutais em Pantera marcaram-me ( e esta parte é literal) para sempre, um dos melhores concertos da minha vida!!

A toda este gente um MUITO OBRIGADO pela música que nos deixaram!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário